quarta-feira, 31 de agosto de 2011

22 de Agosto - Dia do Folclore: Confecção do painel, ensaio e apresentação dos alunos.

O que é Folclore  
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país. 

Alunos do Maternal II, Jardim I e II das profª Adriana e Rosicleir ensaiando uma roda cantada.


Os alunos do Jardim II (integral- profª Fabiana) confeccionaram uma IARA - sereia.
Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
 Maternal II e Jardim I (parcial - profª Rosicleir)
CUCA
É representada por uma velha, com cabeça de jacaré, que possui uma voz assustadora. De acordo com a lenda, a Cuca assusta e pega as crianças que não obedecem seus pais.
  No Brasil, a figura da Cuca passou a ser representada, em muitas regiões, como uma velha brava com cabelos compridos e desgranhados, semelhante a uma bruxa.

Os alunos do Jardim I e II (parcial) profª Adriana confeccionaram um CURUPIRA.
Curupira

Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira. 
ESTE FOI O NOSSO PAINEL: 22 DE AGOSTO, DIA DO FOLCLORE.
Familiares que vieram prestigiar a apresentação dos alunos.
Roda cantada (período parcial - profª Rosicleir e Adriana)
As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias.
Profª Janaina e seus alunos esperando para apresentarem a dança do Boi - Bumbá.
Bumba-meu-boi, boi-bumbá ou pavulagem popular é uma dança do folclorebrasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. A festa do Bumba-meu-boi, uma tradição que se mantém desde o século XVIII, arrasta maranhenses e visitantes por todos os cantos de São Luís, nos meses de junho e julho.
Catira
Também conhecida como cateretê, é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Ligada à cultura caipira, é típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás e Mato Grosso. Os instrumento utilizado é a viola, tocada, geralmente, por um par de músicos.

Desfile dos personagens ( SACI PERERÊ, IARA, BOTO COR DE ROSA, CURUPIRA, LOBISOMEM, BOI-BUMBÁ, CUCA, VITÓRIA RÉGIA) realizado pelas turmas das profª Ana Paula, Gisele, Maria José e Waleska.
Boto cor de rosa
Saci pererê
Personagens reunidos
Agradecemos a presença de todos os familiares pela participação.
Viva o Folclore!

3 comentários:

**Lih** disse...

Olá,

Ficou lindo!

Parabéns a todos!

Beijos - Lih (mãe da Larissa...)

Michelly Espirito Santo disse...

meninas....amei a atividade do folclore...com o blog podemos ver o trabalho maravilhoso que a escola esta fazendo...Parabéns a todos...

E.M. Zumbi dos Palmares disse...

Agradecemos de coração!
Equipe "Zumbi dos Palmares"

Postar um comentário